"Conhecer para preservar e controlar: fazer pelo bem comum e coletivo"

Bem vindos ao meu blog! Espaço dedicado a postagens sobre estudos referentes a biologia, manejo, controle e incidência de escorpiões no município de Água Limpa - GO. Colabore deixando aqui sua opinião sobre o assunto ou alguma dúvida. Embora no momento o blog trate assuntos sobre a espécie Tityus serrulatus, sintam-se a vontade para comentar sobre outras espécies. Abraço!!!

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Ações de Educação em Saúde

No dia 5 de Dezembro aconteceu um importante evento em nossa cidade. A Secretaria Municipal de Saúde organizou uma "Tenda da Saúde" onde funcionários da Estratégia Saúde da Família e do Núcleo de Vigilância em Saúde estiveram das 8h00min às 17h00min orientando a população sobre diversos temas importantes, informando sobre medidas de cuidados e prevenção para uma boa qualidade de vida.
Contamos com a participação dos alunos da Creche Municipal Pedro Gomide, Escola Municipal Arthur Gonçalves do Prado e Colégio Estadual Bernardino Guimarães. 
Eu estive no estande responsável por informações sobre a Dengue, Febre Chikungunya, Triatomíneos/Doença de Chagas, Caramujo Africano (Achatina fulica) e Animais Peçonhentos (especialmente sobre o Escorpião Amarelo Tityus serrulatus). 
Estive orientando, com relação sobre os escorpiões, sobre a biologia dele e como evitar acidentes e sua proliferação. Na oportunidade, alguns questionaram sobre o porque não matamos os escorpiões que capturamos. A resposta vou compartilhar aqui com vocês, pois algumas pessoas desconhecem o motivo. Não matamos os escorpiões que coletamos porque são enviados para produção de soro antiescorpiônico. Não há como utilizar escorpiões mortos para fazer o soro, o animal precisa estar vivo para isso. No evento que participei em Novembro, sobre animais peçonhentos, uma pesquisadora de um instituto que faz o soro antiescorpiônico, me disse que estão com falta desses animais para produção do soro. Nós temos a oportunidade de além de tirar esses animais da cidade, enviá-los para produção do soro que salva a vida de vítimas da picada desses animais. O trabalho pode até não ser grandioso, tem muito o que ser melhorado, mas estamos fazendo o que podemos pra ajudar a população Agualimpense e contribuir com a política de produção do soro que é distribuído a nível nacional. 
Colabore conosco, não pedimos que capture escorpiões para nós, compreendemos que é algo perigoso, pedimos apenas que nos comunique quando esses animais aparecerem em suas casas. Assim faremos uma visita ao seu domicílio, iremos procurar e capturar os escorpiões que encontrarmos e ver o que pode ser feito conforme a realidade do seu imóvel, pra evitar o aparecimento desses animais. Colabore!










2° Encontro Internacional Vital Para o Brasil Sobre Animais Peçonhentos

Em Novembro, nos dias 11 a 14, aconteceu em Campanha - MG o 2° Encontro Internacional Vital Para o Brasil, onde estiveram reunidos os principais pesquisadores sobre animais peçonhentos. 
Participei do evento, pois considerei uma excelente oportunidade para me capacitar e aprender mais sobre esses animais, especialmente sobre os escorpiões que são um problema aqui em Água Limpa. Além do excelente curso e das ótimas palestras, apresentei um trabalho sobre as ações de captura de escorpiões e orientações como meios de prevenção ao escorpionismo. Para este trabalho contei com a co-orientação da Dra Rute Maria (Instituto Butantan), Dr Everton Tizo (UEG/Morrinhos) e também do Dr William Stutz (Laboratório de Animais Peçonhentos e Quirópteros de Uberlândia/MG). O trabalho foi publicado nos Anais do evento. Fiquei muito feliz e honrada por ter tido este trabalho aprovado pela comissão científica do evento, apresentado e publicado. Agradeço à Deus, minha família e a Prefeitura Municipal de Água Limpa pelo apoio a este trabalho. Agradeço em especial à Secretária de Saúde Neide Maria e ao Secretário de Administração Magno pelo apoio e credibilidade. Agradeço muito ao meu amigo e parceiro de captura de escorpiões Darlington.  Agradeço aos co-orientadores também.