"Conhecer para preservar e controlar: fazer pelo bem comum e coletivo"

Bem vindos ao meu blog! Espaço dedicado a postagens sobre estudos referentes a biologia, manejo, controle e incidência de escorpiões no município de Água Limpa - GO. Colabore deixando aqui sua opinião sobre o assunto ou alguma dúvida. Embora no momento o blog trate assuntos sobre a espécie Tityus serrulatus, sintam-se a vontade para comentar sobre outras espécies. Abraço!!!

sábado, 12 de março de 2016

Educação em Saúde: Palestra Sobre Escorpiões no Colégio Goiaz

No dia 11 de Março estive na cidade de Morrinhos, no Colégio Goiaz, para ministrar uma palestra sobre Escorpiões para alunos do 6° e 7° ano, a convite da professora Cristielly Luiza. A atividade visou transmitir aos alunos conhecimentos referentes a biologia dos escorpiões, bem como o que fazer para evitar a presença deles em suas residências e também evitar o escorpionismo.
A atividade foi dividida em dois momentos:

1° momento: foi apresentado aos alunos slides com fotos e vídeos das principais espécies de importância médica, onde puderam também sanar suas dúvidas a respeito desses animais. A maioria dos alunos afirmaram nunca ter visto um escorpião, o que aumentava o risco de serem picados ao encontrar um e demonstra também a importância de atividades educativas junto à comunidade escolar, sendo eles os principais veículos multiplicadores dessas informações para suas famílias;
2° momento: os alunos tiveram a oportunidade de ver escorpiões vivos em um recipiente, sob monitoramento meu e da professora, garantindo a segurança deles. Também puderam manusear alguns exemplares mortos e fixados no álcool, identificando estruturas visualizadas anteriormente nos slides e compreendendo melhor a morfologia e fisiologia básica desses espécimes. Também receberam uma cartilha com histórias em quadrinhos, atividades e curiosidades sobre escorpiões, aranhas e serpentes. A apostila foi destinada a mim para essas atividades através do responsável pelo Programa de Controle de Animais Peçonhentos do Ministério da saúde, Guilherme Reckziegel. 

A atividade que era apenas para duas turmas, acabou sendo compartilhada com alunos do 3° e 4° ano e também do Ens. Médio que ao saberem da atividade, procuraram o auditório para participar. 
Deixo aqui meu agradecimento a professora Cristielly pelo convite, a direção do Colégio Goiaz pela recepção e a todos os alunos pelo interesse, interatividade e participação.