Depois de 5 meses que o trabalho de Captura e Controle de escorpiões foi implantado no município, resolvi postar aqui algumas fotos sobre as etapas da implantação do trabalho. Para implantar o trabalho, organizei e realizei um evento que durou 3 dias.
O primeiro dia foi uma reunião com as autoridades e representantes de segmentos da sociedade para apresentação do trabalho. Na imagem abaixo, a secretária Municipal de Saúde expressando seu apoio ao trabalho. Nesta reunião, contamos com a presença de alguns vereadores, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, Laboratório de Animais Peçonhentos e Quirópteros de Uberlândia/MG, LACEN/GO e CIT/GO.
O segundo dia, tivemos palestras sobre Escorpionismo em Água Limpa/GO, Apresentação do CIT/GO, Biologia e Ecologia dos Escorpiões, Escorpionismo no Brasil e Captura de Escorpiões. Neste dia, contamos com a presença dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Água Limpa e de cidades vizinhas, representantes políticos, comerciantes e representantes da Escola Municipal e Estadual.
O terceiro dia foi exclusivo para os Profissionais do Município. Foi o dia da prática de Captura de escorpiões. Os participantes foram orientados por profissionais do Laboratório de Animais Peçonhentos e Quirópteros de Uberlândia/MG e do LACEN/GO.
E foi assim que implantamos o trabalho. Agora continuamos com as visitas nas residências orientando a população e capturando escorpiões e mantendo eles vivos. A necessidade de mantê-los vivos é por que esse é o unico meio de utilizá-los para produção de soro antiescorpiônico.
Nosso municipio não pode ter o soro por não termos Hospital. Mas as cidades vizinhas podem recebê-lo evitando assim a morte de mais crianças por falta desse soro. Tenho o melhor emprego do mundo!