"Conhecer para preservar e controlar: fazer pelo bem comum e coletivo"

Bem vindos ao meu blog! Espaço dedicado a postagens sobre estudos referentes a biologia, manejo, controle e incidência de escorpiões no município de Água Limpa - GO. Colabore deixando aqui sua opinião sobre o assunto ou alguma dúvida. Embora no momento o blog trate assuntos sobre a espécie Tityus serrulatus, sintam-se a vontade para comentar sobre outras espécies. Abraço!!!

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Comunicado.

Bem verdade que faz uns dias que não coletamos escorpiões. Alguns questionamentos tem surgido. Pois bem, irei responder por aqui pois sei que as informações por aqui (internet) disseminam rapidinho rs assim como fofocas também rs. Os dias que não coletamos escorpiões é simplesmente pelo fato de estarmos trabalhando algumas urgências que surgem, fazendo alguma capacitação ou dando suporte em alguma outra atividade. 
Graças a Deus por esses meses, pela ausência da chuva, não temos tanta reclamação da ocorrência de escorpiões já que nesse período eles costumam se esconder em fossas, por exemplo, e não sou eu quem digo isso rs apenas repito o que a literatura especializada e o que experientes estudiosos afirmam. 
Pois bem: retomaremos com as coletas nessa quarta feira, dia 01/10/14. Vale lembrar que as casas que visitamos são prioritariamente as que nos procuram relatando da ocorrência de escorpiões ou então as casas onde infelizmente tenha acontecido de algum morador ter sido picado por escorpião. Então, se ainda não visitamos sua casa pode ser provavelmente por dois motivos: ou por que você encontrou escorpiões mas não quis nos comunicar ou então por que você não encontrou. E para você que desejar ajudar, procure a Secretaria Municipal de Saúde ou me procure no Centro de Controle de Endemias (ao lado do Banco Sicoob). Estamos abertos a sugestões, parcerias e ideias.
NÃO estamos multando quintais com entulhos e nem pessoas que tenham matado escorpiões (não acreditem em tudo que ouvem rs). Nosso trabalho é ajudar, buscar orientar, sermos amigos dos moradores e junto deles mostrar o que pode ser feito para contribuir com o controle de escorpiões. 
O motivo pelo qual nós (funcionários capacitados para tal trabalho) não matamos os escorpiões encontrados é obvia e acredito ser bem convincente: enviamos para um laboratório produzir soro antiescorpiônico. Assim, aumentamos a possibilidade de tratamento tanto para os moradores da cidade que talvez um dia sejam picados (torço pra que isso não aconteça) e ajudar também pessoas de outras cidades, já que contribuímos com a produção de um soro que é distribuído a nível nacional. 
E mais uma informação: eu não fui picada, não fiquei ruim num hospital e também não chorei demais rs. Boato. Corro esse risco todo dia que saio pra capturar, mas até aqui Deus tem abençoado e isso não aconteceu. Eu amo esse trabalho!
Duvidas? Não acredite em tudo que te falam, nos procure que teremos o maior prazer em conversar, esclarecer e ouvir sua opinião. 

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Outra Conquista.

Faltando pouco mais de 1 mês para completar 1 ano de um dos momentos mais intensos, dificeis e complicados da minha vida, tive a honra, o privilégio de apresentar meu trabalho que realizo com escorpiões no IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia. A apresentação foi ontem, dia 10 de setembro.
Entre tantas calúnias que circularam pelo Facebook por parte de pessoas aparentemente cultas, guardo uma em especial, alias, guardo todas, mas essa é a melhor. Disse assim um certo alguém: "Não passa de uma abestadista e aprendiz de merda querendo aparecer". Um outro alguém disse: "Ela está é arruinando a reputação da cidade divulgando que aqui tem muitos escorpiões". Até ameaças de briga eu recebi rs. Tenho vários prints aqui que guardo com muito cuidado, pois ainda serão úteis para mim. Sabe o que eu disse durantes esse período em que essas calúnias foram postadas no Facebook? NADINHA. Não pronunciei, quase desisti do trabalho, mas isso tem muito significado para mim e então resolvi prosseguir mesmo com todas as dificuldades.
Quando viram que ignorei e que meu silêncio e minha conduta eram contrários as coisas que me diziam, simplesmente alguns me excluíram do Facebook, especialmente quando comecei postar minhas conquistas com esse trabalho rs. 
Minha resposta a tais calunias, é cada uma das conquistas que já alcancei e que ainda irei alcançar. A conquista desse mês foi essa: mais um trabalho aceito pela comissão científica do IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 
A vida prossegue. Alguns usam as palavras, outros usam as ações. Ao certo que aquilo que fazemos sempre falará mais alto do que aquilo que falamos.
Obrigada Deus!