"Conhecer para preservar e controlar: fazer pelo bem comum e coletivo"

Bem vindos ao meu blog! Espaço dedicado a postagens sobre estudos referentes a biologia, manejo, controle e incidência de escorpiões no município de Água Limpa - GO. Colabore deixando aqui sua opinião sobre o assunto ou alguma dúvida. Embora no momento o blog trate assuntos sobre a espécie Tityus serrulatus, sintam-se a vontade para comentar sobre outras espécies. Abraço!!!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Projeto "Manejo, controle e incidência do escorpião amarelo Tityus serrulatus."

Há 1 ano e meio venho estudando o escorpionismo no município agualimpense. Durante esse período, pude perceber a rápida proliferação dos escorpiões no municipio. Sempre me incomodei com isso, um problema de saúde pública, uma vez que eles já estão por todos os bairros que formam a cidade. Casos frequentes de acidentes por envenenamento, obito de duas crianças... nenhuma providência tomada. Porque? Seria um "descaso", falta de informação ou iniciativa de alguem? Resolvi! Montei meu projeto de controle e fui então a luta: apresentei ao prefeito e secretários de saúde, meio ambiente e educação. Ouviram com atenção meu trabalho, meus dados, informações deste tempo que me dediquei a este estudo. Se prontificaram, aprovaram o projeto. Terá inicio neste mês de novembro o trabalho de manejo e controle dos escorpiões neste município. Fiquei feliz. Percebi que se enquanto cada um daqueles que criticam estivessem se dedicando a fazer ou projetar algo que fosse significativo para o bem comum e coletivo, talvez este e tantos outros problemas ja estivessem resolvidos. As vezes, só é necessario além de cobrar, oferecer alguma contribuição... Fiz minha parte, eles fizeram e irão fazer a parte deles e esperamos que a população também se comprometa com o trabalho. Eu espero que este projeto seja continuo, duradouro. Que agora saibam como, quando e porque fazer este trabalho... compreender sua importância. Agradeço aqui a cada um que me apoiou durante este tempo, principalmente a minha família. Em especial: minha amiga e parceira neste trabalho Anna Carolina, meu orientador Agnaldo Beserra, William Stutz, Alcides de Assis, Everton tizo, Dr. Rute Maria, Esp. Paulo André, prof. Otavio Plazzi e sua esposa Patricia. A todos meus professores, principalmente a Wani Patricia, Vilmar Barros e Francisco. Agradeço tambem aos meus colegas de curso - amigas Cristiane Cruvinel e Daiani, agradeço aos meus amigos Atila Rodrigues (meu braço direito rs), Muriel, Hueliton, Johnny Kelvin S. Souza e Elves Gandara pelo apoio e carinho. Não posso deixar de mencionar aqui alguns amigos que a vida me presenteou que sempre me apoiam, me fazem sorrir, compartilham comigo: Elvis, Diogenes Léo, Jonathan Ferreira, Mayara Lisboa, Manoel Júnior, Francyelle Borges e Franciele Marques. Enfim, agradeço a todos que direta ou indiretamente me auxiliam e me apoiam. Obrigada.

8 comentários:

  1. Parabéns pelo estudo, pelo projeto e pela vitória!!! Você merece isso e muito mais!! O seu trabalho será de grande importância para o município e eu fico muito feliz de, mesmo com uma pequena parcela, ter contribuído para sua formação!!! És um orgulho!!! Boa sorte e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada professor. Digo e repito: sua contribuição de forma alguma foi pequena. Agradeço sempre. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Wélida, continui assim com muita garra.
    como lhe disse antes, seu projeto é muito importante.
    sucessos.
    abraços.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Elvis... lhe desejo muito sucesso tbm. em breve vou postar aqui os resultados. Abração.

    ResponderExcluir
  5. Bom, concordo com o Elvis esse trabalho é de muita importância, e continue sempre assim e conta sempre com nos, Parabéns guria e nunca desista do que você gosta.
    um bjo e muito sucesso para você.
    Jonathan Ferreira

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Jonathan. É sempre bom receber apoio, sucesso pra você também. Bjo, abraço.

    ResponderExcluir
  7. Oi Welida,
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Tenho certeza de que no final vai ser um belo trabalho.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Ola professor Vilmar. Obrigada, farei o possivel para que os resultados sejam os melhores... beijo!

    ResponderExcluir