"Conhecer para preservar e controlar: fazer pelo bem comum e coletivo"

Bem vindos ao meu blog! Espaço dedicado a postagens sobre estudos referentes a biologia, manejo, controle e incidência de escorpiões no município de Água Limpa - GO. Colabore deixando aqui sua opinião sobre o assunto ou alguma dúvida. Embora no momento o blog trate assuntos sobre a espécie Tityus serrulatus, sintam-se a vontade para comentar sobre outras espécies. Abraço!!!

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Tityus serrulatus Preto!

As pessoas costumam denominar o escorpião T. serrulatus como escorpião amarelo. Mas, esse mesmo escorpião pode apresentar uma coloração diferenciada. Em uma area rural no município de Prata - MG, o Médico Veterinário Sanitarista William H. Stutz capturou um exemplar desta espécie com coloração preta. Portanto, quando encontrar um escorpião, não se aventure em afirmar a qual espécie ele pertence. A coloração é uma característica muito superficial para se chegar a nível de espécie. Abaixo segue a imagem tirada pelo Dr. William H. Stutz. Foi a primeira vez que vi uma imagem de um "Escorpião amarelo preto" rs. Achei interessante postar aqui para vocês, para que se caso encontrarem um espécime semelhante a este, não toque, derrepente pode se tratar de um T. serrulatus preto!

Ao lado, um filhote do T. serrulatus preto.

FOTOS GENTILMENTE CEDIDAS PELO DR. WILLIAM HENRIQUE STUTZ.

13 comentários:

  1. Legal Wélida. Não sabia que poderia haver mudança de coloração desta espécie.

    ResponderExcluir
  2. Ola Elvis. Legal né?!
    Na verdade a coloração pode variar em muitas espécies de acordo com a alimentação, a localidade ou por questões genéticas. Ja vi T. serrulatus com variação na coloração, mas essa foi a primeira vez que vi uma variação tão "brusca" rsrsrs. Achei muito lindo. Abraço!
    (Wélida)

    ResponderExcluir
  3. Incrível, minha especialidade é insetos, mas tenho paixão por escorpiões e aranhas... E acabei de descobrir uma uma coisa que não sabia sobre eles. Superinteressante! Continue divulgando seu conhecimento. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você que entende do assunto, me fala qual a utilidade desses seres no meio ambiente?

      Excluir
    2. Olá Kelvin, tudo bem?
      Talvez a Karlla Patrícia demore respondê-lo por conta dos vários compromissos que tem. Não tenho tanta experiência como ela tem, mas sou especialista no assunto. Peço licença para respondê-lo e com certeza assim que a Karlla ver seu comentário, irá responder.
      Os escorpiões, assim como todos os seres vivos, possuem sua importância. No caso dos escorpiões, eles controlam populações de insetos e alguns aracnídeos, já que se alimentam deles. Mas, infelizmente, como o ser humano tem destruído seu habitat natural, algumas espécies correm risco de serem extintas e outras, como o escorpião amarelo (Tityus serrulatus) migram para áreas urbanizadas e conseguem se adaptar. Por causa de sua biologia favorável a adaptação a qualquer ambiente, rapidamente se prolifera.
      Espero ter respondido. Foi um prazer receber um comentário seu! Beijo (Wélida).

      Excluir
  4. Ola Karlla Patrícia. Muito obrigada por comentar. Fico muito feliz que tenha gostado... gosto dos insetos, mas tenho uma paixao por escorpioes rs... obrigada, abraço, Wélida.

    ResponderExcluir
  5. Caraca não sabia que poderia ocorrer essa alteração "drástica" na coloração. Superinteressante Wélida, pena que eu ainda não consegui achar um escorpião para fotografar, assim q conseguir vou enviar para vc :D

    Bjão!

    ResponderExcluir
  6. Oi Antônio Marcos! Bom demais receber um comentário seu... então, alterações na coloração são comuns, mas foi a primeira vez que também comtemplei essa "drástica" alteração... espero poder encontrar um assim. Certo: envie a imagem e posto aqui (= abração, Wélida.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Sou aluna do 1° período de ciências biológicas,e gostaria de saber como chegaram a conclusão de ter coletado um Tityus serrulatus preto.Está de acordo com o neótipo para tityus serrulatus do Wilson R. LOURENÇO de 1922?

    ResponderExcluir
  8. Vixi! Mudei pra uma casa em Caçapava/SP e alguns meses depois fui dar aquela limpada no quintal e encontrei uns 15 escorpiões, e pela foto é identico ao da esquerda. Se soubesse que era tão perigoso teria ficado com mais medo pra limpar o local ou nem limparia neh!! kkk Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  9. Ola Taiane Lima. o escorpião da imagem foi coletado por meu orientador Dr. William H. Stutz, logo não posso responde-la pois posso cometer algum equívoco referente a essa informação. Mas, pedirei que ele lhe responda aqui no blog... ok?
    Victor, 15 escorpiões é um número assustador pra uma única limpeza rsrsrs. Então, o escorpião da esquerda é filhote desse da direita: é a mesma espécie. O T. serrultus é a espécie de escorpião mais perigosa que temos no Brasil. Portanto, quando for fazer uma próxima limpeza, seja cuidadoso e utilize equipamentos de proteção. Seria interessante vc verificar se no seu município ha algum órgão ou programa responsavel pela coleta/controle desses animais e informá-los sobre o ocorrido. Alguns escorpiões assemelham-se muito em suas características, então, derrepente fosse uma espécie que apresentasse pequeno risco pra nós humanos. Obrigada por comentar :)
    Abraço gente. (Wélida)

    ResponderExcluir
  10. A rara variação de cor deste T. serrulatus também foi observada em animal capturado em Rezende - RJ por biólogo do Butantan. Trata-se simplesmente de um caso de polimorfismo. Raro, mas acontece até em animais partenogênicos como aqui é o caso. Este é o segundo parto deste escorpião em nosso laboratório. Os filhotes são amarelos e não "herdaram" a coloração materna.
    Todas as outras carterísticas morfológicas e genéticas confirmam o mais facilmete identificável dos escorpiões: Tityus serrulatus.

    Segue link para nosso Manual de Controle de Escorpiões, talvez possa ser-lhes útil http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/manual_escorpioes_web.pdf

    Atenciosamente
    William H Stutz

    ResponderExcluir
  11. Pronto Taiane Lima.
    Muito obrigada William!
    Abração (Wélida).

    ResponderExcluir