"Conhecer para preservar e controlar: fazer pelo bem comum e coletivo"

Bem vindos ao meu blog! Espaço dedicado a postagens sobre estudos referentes a biologia, manejo, controle e incidência de escorpiões no município de Água Limpa - GO. Colabore deixando aqui sua opinião sobre o assunto ou alguma dúvida. Embora no momento o blog trate assuntos sobre a espécie Tityus serrulatus, sintam-se a vontade para comentar sobre outras espécies. Abraço!!!

sábado, 7 de março de 2015

Coletar escorpiões e deixá-los vivos? Pra que?

Nestes 16 meses em que tenho trabalhado com o projeto de captura e controle de escorpiões em Água Limpa, percebi que as pessoas ainda tem muitas duvidas sobre o trabalho. De tantas dúvidas, duas são mais frequentes:

1° Por qual motivo capturamos os escorpiões e mantemos eles vivos?
2° Por qual motivo não usamos algum veneno pra matar os escorpiões?

Vou responde-las aqui como sempre respondo quando sou questionada sobre essas questões.

Sobre a primeira pergunta:
Não é segredo que nossa pequenina cidade está infestada desses animais, que não temos e não podemos ter o soro antiescorpiônico aqui e que INFELIZMENTE perdemos duas crianças vitimas de escorpionismo. O mais difícil, inicialmente, é diminuir o número de escorpiões na cidade. É por  isso que estamos trabalhando. Quando capturamos os escorpiões, estamos diminuindo a quantidade deles nas residências. O que fazer então com o temido bicho? Poderíamos simplesmente colocá-los num vidro com álcool e exibir como um troféu, um triunfo sobre um mal que perturba tantas pessoas. Ainda mais, poderíamos fazer como a maioria sugere: esmagar eles com um pedaço de pau ou com uma pisada caprichada rs! A parte mais difícil disso tudo, é capturar esses animais que se escondem sempre em locais de difícil acesso, então, temos que revirar amontoados e mais amontoados de entulhos para coletá-los. Depois de capturados, ao invés de matá-los como quase sempre sugerem, enviamos para produção de soro antiescorpiônico. Mesmo que o soro não venha para o município, ele é distribuído para hospitais próximos, onde podemos encontrá-lo caso seja necessário. Um dia alguém disse que isso era desnecessário, já que no país há laboratórios responsáveis pela produção do soro. Só que esse alguém não se preocupou em procurar saber onde conseguem os animais para a produção do soro. Essas doações de escorpiões que nosso município e tantos outros fazem, é muito importante: contribuímos com a política nacional de produção e distribuição desse soro. É "só" por isso que mantemos eles vivos.

Sobre a segunda pergunta:
Não usamos veneno para matar esses animais, não recomendamos o uso dessas substâncias simplesmente pelo fato de que até o momento NÃO existe nenhum veneno específico e eficaz para o combate dessa praga urbana. E não invento tal informação. Basta contatar qualquer especialista da área, o Ministério da Saúde e Institutos de Pesquisa do país, consultar bibliografia especializada, enfim, esse animal possui mecanismos incríveis que o torna resistente a essas substancias e de nada resolve misturar venenos diferentes e dedetizar sua casa: os bichos não vão morrer, ficarão mais ativos e ainda vai dispersá-los para outros locais além de sua casa. Sem contar, claro, no risco que você e sua família correm de serem intoxicados. Vez ou outra, alguém dedetiza a casa e relata que achou 1 ou 2 mortos. Aí pergunto: sabe pra onde foram os outros que não morreram? Nunca souberam me responder rs. Mas a maioria, repito: MAIORIA, das pessoas reclamam que usaram algum veneno ou mistura de venenos e não resolveu e que a situação só piorou. É por isso que não recomendamos o uso de venenos e também não usamos. 

Quando tiver um dúvida ou sugestão, sinta-se a vontade para nos procurar no Núcleo de Vigilância em Saúde (ao lado do Banco Scoob). Quando encontrar escorpiões em sua casa, nos comunique para que possamos ajudá-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário