"Conhecer para preservar e controlar: fazer pelo bem comum e coletivo"

Bem vindos ao meu blog! Espaço dedicado a postagens sobre estudos referentes a biologia, manejo, controle e incidência de escorpiões no município de Água Limpa - GO. Colabore deixando aqui sua opinião sobre o assunto ou alguma dúvida. Embora no momento o blog trate assuntos sobre a espécie Tityus serrulatus, sintam-se a vontade para comentar sobre outras espécies. Abraço!!!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Morfologia e Anatomia

O corpo dos escorpiões é dividido em:
1) Carapaça (prossoma): onde estão inseridos um par de quelíceras utilizadas para triturar alimento, um par de pedipalpos (pinças ou mãos) e quatro pares de pernas;
2) Abdome (opstossoma) formado pelo:
2a) Tronco ou mesossoma onde na face ventral se encontram o opérculo genital e os apêndices sensoriais que possuem forma de pente e captam estímulos mecãnicos e químicos do meio e tambem espiráculos que são aberturas externas dos pulmões;
2b) Cauda ou metassoma que possui na extremidade um artículo chamado telson que termina em um ferrão usado para inocular o veneno em suas presas (Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde, 2009).
Respiram por meio de órgãos denominados filotraquéias também chamados de pulmões, o consumo de oxigênio é muito baixo variando conforme a necessidade, o sangue é responsável em transportar o oxigênio pelo corpo.
A visão é pouco desenvolvida capaz de distinguir apenas luz e sombra. Possuem fendas sensoriais nas pernas possibilitando que percebam a movientação do solo. os pentes possuem função principalmente em perceber vibrações do solo e detectar a presença de inimigos e presas e também possuem função quimiorreceptora e mecanorreceptora (Escorpiões Laborátório de Artrópodes do Instituto Butantan).
A espécie Tityus serrulatus possui as pernas e caudas amarelo claro e o tronco escuro e pode medir até 7 cm de comprimento. A denominação da espécie é devido a presença de uma serrilha nos 3° e 4° aneis da cauda (Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde, 2009).






Imagens gentilmente cedidas pelo amigo e biólogo Wesley Dondoni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário