"Conhecer para preservar e controlar: fazer pelo bem comum e coletivo"

Bem vindos ao meu blog! Espaço dedicado a postagens sobre estudos referentes a biologia, manejo, controle e incidência de escorpiões no município de Água Limpa - GO. Colabore deixando aqui sua opinião sobre o assunto ou alguma dúvida. Embora no momento o blog trate assuntos sobre a espécie Tityus serrulatus, sintam-se a vontade para comentar sobre outras espécies. Abraço!!!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Reprodução

Os escorpiões são animais viviparos e o tempo de gestação varia de espécie para espécie, porém, para o gênero Tityus o periodo é de tres meses sendo que após parir, os filhotes sobem no dorso da mãe onde permanecem ate a primeira troca de pele quando então abandonam o dorso da mãe e passam a ter vida independente. O periodo desde o nascimento ate a dispersão dos filhotes também varia entre as diversas espécies e gêneros. Cada escorpião tem 2 partos por ano com, em média, 20 filhotes cada podendo chegar a 160 filhotes durante a vida (Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância en Saúde, 2009).



Imagens gentilmente cedidas por William H. Stutz - Veterinário Sanitarista. Secretaria de Saúde de Uberlândia. Laboratório de Animais Peçonhentos e Quirópteros.

Imagem gentilmente cedida pelo amigo biólogo Wesley Dondoni:


Imagem cedida por Rodrigo Elias Francisco:

Nenhum comentário:

Postar um comentário