"Conhecer para preservar e controlar: fazer pelo bem comum e coletivo"

Bem vindos ao meu blog! Espaço dedicado a postagens sobre estudos referentes a biologia, manejo, controle e incidência de escorpiões no município de Água Limpa - GO. Colabore deixando aqui sua opinião sobre o assunto ou alguma dúvida. Embora no momento o blog trate assuntos sobre a espécie Tityus serrulatus, sintam-se a vontade para comentar sobre outras espécies. Abraço!!!

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Persistir e Não Desistir.

Quando comecei a desenvolver o trabalho de controle de escorpiões, sempre tendo muito cuidado e muita dedicação, respeito e honestidade em fazer tudo conforme é estabelecido pelas leis ambientais, sanitárias e também conforme orienta o Ministério da Saúde, enfrentei um mês bem difícil pois meia dúzia de pessoas espalharam alguns boatos sobre o trabalho. Boatos esses que não trazem consigo verdade alguma. Eu apenas li cada mentira postada no Facebook e nada disse a respeito mesmo tendo todos os motivos para isso. Procurei achar algo de útil nisso e acreditem: não foi fácil. Fiz print de cada postagem, de cada comentário e guardei de forma muito especial, pois tenho certeza que cada print ainda me será muito útil. 
Enfim, segui com meu projeto, dia após dia, sob o calor do sol, revirando entulhos e procurando pelos temidos bichos, orientando a população, tentando ajudar, evitar mais mortes e acidentes como já aconteceu. Mas na vida é assim: enquanto uns criticam, outros trabalham. Cada um faz o que sabe.
Passados os dias, fiz minha inscrição para o IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia e enviei um trabalho sobre as características epidemiológicas do escorpionismo em Água Limpa. Hoje saiu o resultado: trabalho aprovado, será apresentado e publicado nos anais do evento. Estou esplendidamente feliz. Entre tantas coisas que disseram, alguém afirmou que eu era uma abestadista e uma aprendiz de merda querendo aparecer rs.
Não sei que tipo de pessoa usaria uma bota, chapéu em pleno calor e ficaria até 3 dias em uma mesma casa revirando tudo para capturar escorpiões apenas para aparecer rs, mas os cientistas da banca avaliadora do evento, tiveram uma opinião no mínimo diferente a respeito de mim e do trabalho. Eu não poderia deixar de relatar isso aqui. Você que está aqui me honrando com sua visita, gastando seu tempo para ler tudo isso, sei que é bem inteligente ao ponto de perceber que não se trata de uma indireta. Apenas acho que depois de 6 meses, tenho direito de dizer que estou feliz, realizada, abençoada e conquistando novas oportunidades dia após dia. Agradeço sempre aos que me apoiam. Deixo aqui meu agradecimento especial à Secretária de Saúde Neide Maria pelo apoio e confiança, pela amizade que me fortalece e me abençoa. Agradeço ao amigo Elves Gandara que sempre mostrou um cuidado especial para com o projeto e a administração da cidade que tem cedido espaço para realização de um trabalho que não visa apenas salvar vidas locais, mas sim, contribuir com a produção do soro antiescorpiônico que é tão importante e pode salvar tantas vidas. Serei grata sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário