"Conhecer para preservar e controlar: fazer pelo bem comum e coletivo"

Bem vindos ao meu blog! Espaço dedicado a postagens sobre estudos referentes a biologia, manejo, controle e incidência de escorpiões no município de Água Limpa - GO. Colabore deixando aqui sua opinião sobre o assunto ou alguma dúvida. Embora no momento o blog trate assuntos sobre a espécie Tityus serrulatus, sintam-se a vontade para comentar sobre outras espécies. Abraço!!!

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Postagem do Márcio Pires

Hoje me deparei com uma nova postagem do Márcio Pires sobre os escorpiões em nossa cidade. Achei sensacional, especialmente por ser ele uma pessoa que admiro muitíssimo e que já me ensinou muito: foi meu professor de História e também de Língua Portuguesa. Muito bom quando as pessoas da sociedade demonstram mais do que preocupação e demonstram mais do que vontade de opinar e falar sobre o assunto. Gostei tanto da postagem, que pedi a ele permissão para posta-la aqui. Segue adiante com o titulo: "O perigo não acabou e talvez nunca acabará": 

Fui surpreendido hoje com uma notícia que me deixou muito triste e preocupado. Um escorpião foi encontrado em um local onde não esperávamos. Não. Não foi aqui em casa. Mas ficam em suspense a segurança de muitos que amamos. Filhos, netos, sobrinhos. Enfim, é alarmante ainda o fato de que é um local dos mais bem cuidados que conheço. Então, minha preocupação dobra porque não estou vendo mais, depois do início, a continuação da campanha de combate e prevenção a este mal. Não estou dizendo que nada está sendo feito, mas apenas que depois do início, não vejo reflexos desta política. Não me preocupo somente com os meus, mas com toda a população desta cidade que corre os mesmos riscos, talvez alguns até riscos maiores. Não gostaria de sentir ou chorar a morte de nenhuma criança em nossa cidade. Já disse e repito: porque não fazemos uma campanha nos moldes daquela que "caça" o mosquito da dengue? Iria resolver o problema de forma definitiva? Claro que não, mas já contribuiria muito para que o risco ficasse menor. Bom, nos resta rezar, torcer e trabalhar para que nada de mal aconteça para ninguém.

Como nossa cidade está infestada de escorpiões, é "normal" encontrá-los dentro das residências nos lugares mais improváveis. Já teve gente que encontrou no bolso da roupa...
Comecei o trabalho em outubro do ano passado. No começo estava fluindo bem: sempre que as pessoas encontravam escorpiões em casa, nos comunicavam para que fizéssemos uma visita e assim, caso encontrássemos mais escorpiões, poder capturar e enviar para produção de soro. Mas, logo na segunda semana de trabalho, alguns se deram ao capricho de espalhar na cidade, inclusive através do facebook, muitas mentiras a respeito do trabalho. Logicamente isso não contribuiu para o bom desenvolvimento do trabalho. Tive muitos prejuízos com isso. Um deles foi a perca de tempo dando satisfação para as pessoas, sendo parada na rua pra ter que explicar algo, desmentir um boato e assim por diante. Faz 2 meses que infelizmente não pude fazer captura, pois tenho 2 colegas de serviço de férias e estou cobrindo as funções deles. Mas no mês que vem, estarei fazendo minha parte como profissional e como cidadã para tentar ajudar. 
Para o combate ao mosquito da dengue, há profissionais aos montes para trabalhar. Há também veneno específico e eficiente para uso e que não traz risco à saúde da cidade quando borrifado de acordo com as normas. Além disso, é facil eliminar o lixo que serve para proliferação do mosquito Aedes aegypti, coisas fáceis de recolher e eliminar: copos, garrafas plásticas, sacos plasticos e etc.
Mas e os escorpiões? Quem quer capturar um bicho que pode matar? Quem quer revirar amontoados grandes de telhas, tijolos e madeiras? Falta quem tem tanta disposição... isso sem contar o calor. E se tivéssemos um mutirão de pessoas para trabalhar? Como o Márcio disse, não resolveríamos o problema de forma definitiva e imediata. Mas diminuiria a quantidade de escorpiões e entulhos. Então, onde estão as pessoas que querem ajudar? 
Desde o começo tenho dito: estamos abertos a sugestões, ideias novas, parcerias e voluntários. Mês que vem, voltarei com as capturas. Esse mês estou auxiliando o combate à Dengue.
Já capturei mais de 200 escorpiões desde outubro. Estava aqui pensando, de acordo com Stutz, W. H., "Em hipotético cálculo matemático: um único escorpião que fez de sua reprodução a partenogênese pode gerar em longeva vida aracnídea quase 7 milhões de descendentes se nenhum morrer ao longo dos anos.
Agora, imagine esses 200 escorpioes ainda soltos na cidade. Eu não eliminei 200 escorpiões no nosso meio. Quer saber quantos eliminei? Multiplique 200 pelos 7 milhões de descendentes que cada um deles deixaria. Acho que já diminuiu um pouco, mas precisamos diminuir muito, muito mais! O nosso alívio, é que Stutz mesmo disse que o cálculo é hipotético rs. Quer conhecer essa postagem dele? Clica aí http://cerradodeminas.blogspot.com.br/2013/10/escorpiao.html

Márcio, muito obrigada pelas suas postagens sempre enriquecedoras, animadoras e proveitosas. Tenho o mesmo objetivo que você: não precisar chorar a morte de nenhuma outra pessoa. Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário