"Conhecer para preservar e controlar: fazer pelo bem comum e coletivo"

Bem vindos ao meu blog! Espaço dedicado a postagens sobre estudos referentes a biologia, manejo, controle e incidência de escorpiões no município de Água Limpa - GO. Colabore deixando aqui sua opinião sobre o assunto ou alguma dúvida. Embora no momento o blog trate assuntos sobre a espécie Tityus serrulatus, sintam-se a vontade para comentar sobre outras espécies. Abraço!!!

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Justificativas.

Essa postagem de hoje, é apenas um desabafo. Acho que posso, que tenho esse direito. Aliás, do que me vale ter um Blog se não puder postar o que eu quiser e julgar necessário?
Desde quando comecei a estudar a disciplina de Zoologia I no curso de Ciências Biológicas, me apaixonei por estudar escorpiões. Meu interesse por eles foi despertado quando morreu uma criança aqui na cidade. Lembro que logo em seguida, muitas pessoas começaram a reclamar sobre o aparecimento de escorpiões em suas casas e teve ano que a média de casos de escorpionismo atendido por mês era de 3 casos. Muito pelo tamanho da cidade. Levei então um escorpião para a Faculdade e mostrei ao grande professor de Zoologia que tive: Alcides. Ele começou me falar a classificação taxonômica do bicho e foi certeiro: amei aquilo, quis aprender mais. E toda aula eu tinha algo pra perguntar ou pra contar pra ele. Lembro que um dia ele me contou sobre o trabalho realizado pelo Laboratório de Animais Peçonhentos e Quirópteros de Uberlândia e sugeriu que eu realizasse algo semelhante na cidade de Água Limpa. Achei tudo muito interessante. Mas, por onde começar? Não sabia rs...
Em um dia de sábado em casa, procurando por fotos de escorpiões na internet, me deparei com uma foto do Blog do Dr. William H. Stutz que coordena as atividades com peçonhentos no Lab. que meu professor havia me falado. Pensei: enviarei um email pedindo orientação. Fiz. Pensei que não seria respondida rs. Mas, para minha surpresa ele me respondeu no mesmo dia e começamos a trocar muitos emails. Ele me ajudou, me orientou a escrever o Projeto para controle de escorpiões em Água Limpa. Fui atras de novos contatos também, eu queria aprender mais e mais, queria fazer algo bom, chegava da faculdade quase meia noite e não tinha hora de dormir, estudava e escrevia, reescrevia rs. E o Dr William sempre me ajudando rs.
Com o tempo, contei com a colaboração da Dra Rute Maria do Instituto Butantan, do Biólogo Esp. Paulo André, Dr Everton Tizo (UEG/Morrinhos) e tantos outros amigos e também dos meus professores da Unicaldas. Tive algumas tentativas frustradas na implantação do projeto, mas não desisti. Lembro que até ganhei alguns equipamentos, mas nunca se quer os vi, alguém teve o capricho de sumir todos. Depois, em 2013 a atual Secretária de Saúde de Água Limpa que sabia do projeto, me procurou e disse que era pra eu providenciar o necessário para implantar o projeto. Fiquei 6 meses por conta de organizar questões burocráticas e organizar algo interessante para a implantação do projeto. Contei com a ajuda de um grande amigo da Regional de Saúde Sul: Anivaldo (in memorian). Juntos organizamos um evento de 3 dias e convidamos excelente profissionais para darem palestras, treinamento para captura de escorpiões e orientações para os interessados: Dr. William Stutz e Maza (Lab de Peçonhentos e Quirópteros de Uberlândia/MG), Marcelo Santalúcia, Nara, Renato (LACEN/GO) e Eulália (CIT/GO). Tivemos participação de um público de 50 pessoas, inclusive de municípios vizinhos. 
Na semana seguinte comecei com o trabalho e a população contribuindo bem com as atividades, porém, alguns boatos sobre o trabalho surgiram e ganharam uma proporção desastrosa no Facebook e na cidade. Logicamente isso atrapalhou o trabalho e não minto: tive um certo desgaste emocional, afinal, fiquei calada durante todo tempo que fui caluniada (isso: caluniada). Chegou um momento que quis largar tudo, mas lembrava de quanta gente podia ser salva com o soro produzido pelo veneno desses escorpiões, lembrava da ajuda e parceria que tive e não dava simplesmente pra deixar de lado um sonho que gastei quase 3 anos pra tirar o papel. Mas, quando as calunias tomaram um proporção muito grande, resolvi que talvez fosse bom afastar um pouco e deixar com que as pessoas analisassem os boatos espalhados. Fiquei 3 meses inativa quanto a captura de escorpiões e desmentindo conversas: desgastante. Hoje retornei as atividades de captura e estou bem cansada, o corpo estava já desacostumado a movimentar tanto rs. 
Quero aqui expressar meu pedido de desculpa a todas as pessoas que ajudaram e ajudam, que olham o trabalho com bons olhos e me desculpar especialmente com o Dr. William e com o Biólogo Marcelo Santalúcia que se esforçaram tanto para me ajudar a implantar o trabalho. Acho que podem até ter pensado que desisti não valorizando o que fizeram em prol deste trabalho. Mas, não desisti. Estava apenas aguardando a hora certa pra retomar. O tempo que fiquei parada foi apenas um meio de permitir que as pessoas enxergassem a importância do trabalho e tivessem a curiosidade de questionar o motivo pelo qual havia parado com as capturas. E funcionou. Todas as mentiras espalhadas por si só se desfizeram, não precisei pronunciar muito para isso. 
Espero ainda contar com o apoio de vocês nessa longa caminhada que terei, pois ainda tenho muito a aprender (a gente aprende sempre e todos os dias). 
Expresso aqui também minha gratidão ao novo amigo que também compartilha conosco a paixão por esses animais: Biólogo e Mestre Leonardo Mussi e também ao amigo Dr Everton Tizo. 
Enfim, grata por cada amigo, cada pessoa que tem apoiado este trabalho. Sozinha nada posso, mas juntos podemos fazer muito pela nossa pequena cidade.
A ajuda de vocês, amigos e orientadores, me renderam algumas conquistas neste ano de 2014: fotos do trabalho cedidas para ilustrar um artigo de uma Revista Francesa, apresentação e publicação de um trabalho no IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia e aprovação no Processo Seletivo para o Mestrado. Muito obrigada Mestres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário