"Conhecer para preservar e controlar: fazer pelo bem comum e coletivo"

Bem vindos ao meu blog! Espaço dedicado a postagens sobre estudos referentes a biologia, manejo, controle e incidência de escorpiões no município de Água Limpa - GO. Colabore deixando aqui sua opinião sobre o assunto ou alguma dúvida. Embora no momento o blog trate assuntos sobre a espécie Tityus serrulatus, sintam-se a vontade para comentar sobre outras espécies. Abraço!!!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

DÚVIDAS E CRENDICES

1) Os escorpiões atacam?
Não. Apenas se defendem, só ferroam quando alguem coloca a mão ou encosta nele intencionalmente ou não.

2) Se eu encontrar um escorpião na minha casa significa que encontrarei outros?
Provavelmente sim. Não vivem em grupos, são solitários, mas abrigam lugares de facil acesso a comida e abrigo. Entao o fato de ter encontrado um escorpião pode ser um indicativo de que aquele ambiente é favorável a sua instalação e proliferaçã.

3) Os escorpiões formam ninhos?
Não, existem em numero maior em alguns locais favoráveis, mas deslocam-se o tempo todo e nem sempre retornam ao mesmo lugar.

4) Os escorpiões sobem em vidros?
Não, eles não sobem em superfícies totalmente lisas.

5) Se um escorpião perder uma parte do corpo, pode regenerar-se?
Não. Somente alguns espécimes ainda jovens, podem regenerar parte das pernas. Na fase adulta não regeneram partes perdidas porque nao trocam mais de pele. Se o animal perder a cauda ou parte dela, ele morre por obstrução do intestino que termina no final da cauda. Espécimes que dependem de veneno para auxiliar na captura de suas presas, podem morrer se perderem o telson.

6) Todo escorpião é venenoso?
Sim. Todo escorpião possui veneno e a capacidade de injeta-lo. Mas é a ação do veneno no homem que caracteriza determinada espécie como perigosa ou não.

7) O escorpião sempre usa o veneno para se alimentar?
Não, utiliza somente quando a presa é muito grande e precisa ser imobilizada. A quantidade de veneno injetada é de acordo com o tamanho da presa.

8) O escorpião usa todo o seu veneno numa única picada?
Não e portanto pode causar um segundo acidente imediatamente após o primeiro. Pode tambem picar e não inocular veneno, causando um acidente assintomático ou "picada seca."

9) Do que depende a toxicidade do veneno do escorpião?
A toxidade varia de espécie para espécie mas tambem pode variar entre individuos de mesma espécie. Acredita-se que essas variações de toxidade estejam relacionadas a distribuição geográfica dos animais, condições ambientais que deterinam um tipo específico de alimentação, variações genéticas ou fisiológicas entre os espécimes.

10) Como proceder em caso de acidente?
O QUE FAZER: limpar o local da picada com água e sabão, Procurar orientação médica imediatamente e se for possível, capturar o animal e leva-lo ao serviço de saúde para identificação do escorpião causador do acidente, auxiliando o diagnóstico.
O QUE NÃO FAZER: não amarrar ou fazer torniquete, não aplicar nenhum tipo de substância sobre a picada (alcool, querosene, fumo, ervas, urina, etc...) e nem fazer curativos que fechem o local da picada pois isso favorece o surgimento de infecções, não cortar ou perfurar o local da picada, não dar bebidas alcoolicas ao acidentado pois pode agravar o quadro.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde, 2009.

Imagens gentilmente cedidas pelo amigo e biólogo Wesley Dondoni:







6 comentários:

  1. Muito interessante tirar estas dúvidas...quando eu encontrar um escorpião, a primeira reação será correr...rs

    ResponderExcluir
  2. ...rsrsrs... espero que vc tenha conseguido assimilar bem as informações aqui postadas e que elas possam lhe ser muito uteis. Ah, cuidado pra não correr pro lado dele em vez de correr dele. Abraço, valeu, seja sempre bem vinda!!!

    ResponderExcluir
  3. Ei Wélida...gostei do seu blog! =) Quando eu estiver trabalhando com vigilância ambiental e em saúde venho aqui tirar dúvidas com vc. =D
    Sucesso

    ResponderExcluir
  4. Ola Ana. Que bom que vc gostou! Seja sempre bem vinda. Sera sempre um prazer receber aqui seus comentarios. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de escorpiões tbm, legal essas dúvidas esclarecidas!!!No meu blog tbm tem uma postagem sobre escorpiões, vc viu!!!Estou te seguindo tbm!!!

    ResponderExcluir
  6. Ola Rivanildo, é um prazer te-lo aqui!!! Eu vi sim a postagem no seu blog, muito bom. É sempre bem vindo!!! Abraço.

    ResponderExcluir