"Conhecer para preservar e controlar: fazer pelo bem comum e coletivo"

Bem vindos ao meu blog! Espaço dedicado a postagens sobre estudos referentes a biologia, manejo, controle e incidência de escorpiões no município de Água Limpa - GO. Colabore deixando aqui sua opinião sobre o assunto ou alguma dúvida. Embora no momento o blog trate assuntos sobre a espécie Tityus serrulatus, sintam-se a vontade para comentar sobre outras espécies. Abraço!!!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

História Natural dos Escorpiões

São também conhecidos como lacrau e são animais invertebrados. Não são insetos como muitas pessoas erronemamente acreditam, basta observar que esses animais possuem 4 pares de patas ao invés de 3 pares como os insetos, esses animais são artrópodes pertencentes a ordem Scorpiones. Eles são uns dos mais antigos artrópodes terrestres com registro fóssil que data aproximadamente 400 milhões de anos (RUPPERT & BARNES).
São animais de hábitos noturnos e durante o dia se refugiam em  lugares com pouca claridade e preferencialmente umidos como por exemplo entulho de tijolos, galhos, madeiras, lixo domiciliar, amontoados de folhas e ate pequenos buracos no chão ou paredes, podem também ser encontrados em hortalices e jardins entre as plantas de pequeno porte ou rasteiras. Habitam todos os continentes, exceto a Antartida.
No que se refere ao habtat preferido, os escorpiões podem ser: Psamófilos (vivem na areia), Litófilos (fendas, rochas, penhascos, fragmentos rochosos) ou Fossoriais (galerias e buracos).
A maioria das espécies possuem hábito noturno e são carnívoros alimentando-se de insetos e aranhas. O canibalismo pode ser notado quando a quantidade de alimento for escassa ou em consequência da competição por espaço, sendo que isso ocorre mais frequentemente entre espécies diferentes.
Entre seus predadores estão: camundongos, quatis, macacos, sapos, lagartos, curujas, seriemas, galinhas, algumas aranhas e formigas, lacraias e como ja mencionado, os próprios escorpiões.




Imagens gentilmente cedidas por William H. Stutz - Veterinário Sanitarista. Secretaria de Saúde de Uberlândia. Laboratório de Animais Peçonhentos e Quirópteros.

15 comentários:

  1. Adorei o tema! Muito bem escrito o seu trabalho! Sinto muito orgulho por saber que contribuí, mesmo que de forma muito pequena, com a profissional que você está se tornando! Continue assim! Você vai longe! Depois dá uma olhada na biblioteca que deve ter um trabalho que eu orientei sobre os escorpiões feito pela Patrícia Borges do Carmo! Abraços e meus parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada professor! Que bom que o sr gostou. A contribuição do sr de forma alguma foi pequena... pelo contrário... obrigada por tudo! És exemplo pra mim. Abraço e mais uma vez, obrigada...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho. Escorpiões são fascinantes e aprofundar na vida desses animais é trabalhar para pelo bem comum, pela saúde coletiva e ao mesmo tempo pelo ecossistema posto que pouquíssimos escorpiões são de interesse médico e a maioria deve ser preservada e não temida. Conhecer para entender e preservar. Educação em saúde a chave para o sucesso de qualquer empreitada nesse nosso apaixonante campo de atuação. Parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Ah aproveito para passar o link de nosso Manual de Controle de escorpiões, espero que lhe seja útil. ai vai, é só copiar e colar na barra de navegação
    http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/manual_escorpioes_web.pdf

    ResponderExcluir
  5. Ola William. Bem vindo ao meu mundinho virtual... Obrigada, fico muito feliz em saber que gostou do meu trabalho. Realmente Educação em Saúde é algo prazeroso e apaixonante, principalmente quando se tem a oportunidade de conhecer profissionais tao bons quanto o sr. Quanto ao Manual de Controle de Escorpiões, muitissimo obrigada, eu ja tenho ele e inclusive ja o li, mas obrigada assim mesmo. Materiais bibliográficos são sempre bem vindos, principalmente porque estou precisando e almejando muito me aprofundar neste assunto. Por isso se quiser pode enviar outros, ok? Abraços e obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Seu "mundinho virtual" está agora linkado ao meu; à minha Mineira Pasárgada http://cerradodeminas.blogspot.com/
    Ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do seu trabalho e concordo plena mente, que o problema só será resolvido com a responsabilidade e participação de toda populaçao. Como Assessor da SMS e Coordenador da VISAM de Água Limpa, tentamos e tivemos um percentual de adesão popular de quase 90%, no trabalho de conscientização de limpeza dos lotes e casas, repercurtindo também na prevensão da Dengue, que até o momento, não foi registrado nenhum caso.Parabéns por ter tido coragem de trazer este assunto.

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada pela divulgação deste blog William. Fiquei muito, muito feliz. Tenha um ótimo fim de semana tambem. Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Olá Elves... é um prazer te-lo aqui fazendo parte deste meu "mundinho virtual". O trabalho realizado por vcs foi muito bom. Porém, como ja mencionado, é preciso ter um comprometimento maior da população, visto que ainda ha muitos lotes com entulhos. O ambiente ainda é muitissimo favorável a instalação da espécie. Obrigada, fico feliz que tenha gostado. Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Wélida olha esta entrevista http://www.youtube.com/watch?v=__XqgXNSfjo Ótimo fds

    ResponderExcluir
  11. william, essa entrevita ficou ótima, eu ja havia visto ela ontem a noite depois q cheguei da facul, no seu blog. Encontrei no youtube uma outra entrevista tambem realizada ai no laboratório de animais peçonhentos e quirópteros... excelentes entrevistas. Gostei muito. Obrigada, q seu fds tbm seja ótimo. Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, estou muito orgulhosa de ter sido sua professora, este seu trabalho é maravilhoso.Acho que te renderia uma publicação e sua monografia de conclusão de curso. Beijos... Wani Patricia Silva

    ResponderExcluir
  13. Ola professora Wani... que felicidade dividir esse meu "mundinho" com a senhora... Fico feliz que tenha gostado =D, obrigada, eu é que me orgulho de tê-la como minha professora. O certo é que minha monografia sera sobre este assunto, esse blog é meu ponto de partida para meu TCC e se eu conseguir uma publicação, ficarei muito, muito feliz...

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo belo trabalho, realizado, agora vamos "mãos à obra", tem muiiita coisa pra fazer, o primeiro passo a conscientização do povo agualimpense.....Ficou muito bom o seu projeto..*_*

    ResponderExcluir
  15. Ola minha tia Maria. Durante o desenvolvimento do projeto, que consiste na visita a todos domicilios, estaremos conversando com os moradores passando a eles toda informação possivel sobre o escorpionismo. Realizaremos o trabalho de educação em saude, começando pelas escolas e colegios. Obrigada minha querida!

    ResponderExcluir