"Conhecer para preservar e controlar: fazer pelo bem comum e coletivo"

Bem vindos ao meu blog! Espaço dedicado a postagens sobre estudos referentes a biologia, manejo, controle e incidência de escorpiões no município de Água Limpa - GO. Colabore deixando aqui sua opinião sobre o assunto ou alguma dúvida. Embora no momento o blog trate assuntos sobre a espécie Tityus serrulatus, sintam-se a vontade para comentar sobre outras espécies. Abraço!!!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Incidência do Escorpião amarelo Tityus serrulatus no município Agualimpense

Uma das espécies mais importantes do ponto de vista médico sanitária é o Tityus serrulatus sendo responsável pelos acidentes mais graves principalmente em crianças e idosos podendo desencadear quadros clínicos graves ou fatais devido a potencialidade do veneno.
Nesta espécie existem apenas fêmeas que se reproduzem por partenogênese, ou seja, não necessitam do macho para acasalar. Essa característica reprodutiva facilita sua dispersão.
Possuem grande capacidade de adaptação a qualquer ambiente inclusive áreas urbanizadas, incluindo o interior das residências.
Em Água Limpa o escorpionismo tem se tornado um fator preocupante pois segundo uma pesquisa que realizei de janeiro a abril de 2010, no Centro de Saúde Municipal eram atendidos de 2 a 3 casos de envenenamento escorpiônico por mês e 71,42% dos 7 bairros do município ja apresentavam incidência escorpiônica, ou seja, 5 bairros. Ate junho do mesmo ano todos os bairros ja apresentavam incidência deste espécime.
Esta rápida proliferação se deve ao fato de que o ambiente aqui é totalmente favorável a instalação e proliferação destes espécimes: há muitos lotes baldios com entulhos e nos quintais das residências tambem ha muito lixo e entulho principalmente de madeiras, galhos e tijolos.




Muitos desses tijolos são doados à população pela Cerâmica Municipal que é o local de maior incidência de escopiões. Algumas pessoas buscam tijolos la mais nao os utilizam deixando eles amontoados em seus quintais. Se nos tijolos transportados da Cerâmica para uma determinada residência houver algum espécime, este irá se proliferar naquela residência, pois a espécie Tityus serrulatus se reproduz por partenogênese, como ja mencionado.
Acredito então que o transporte passivo foi o fator responsável pela dispersão dos escorpiões no município e nós os responsáveis por favorecer a instalação e proliferação destes nos nossos quintais e posteriormente no municipio.
Portanto cobrar e exigir dos órgãos municipais alguma ação para controlar o escorpionismo, torna-se uma questão insuficiente pois somos nós os responsáveis por esta situação e se não fizermos primeiramente nossa parte, de nada valerá qualquer atitude adotada pelos órgãos municipais. Pesse nisso!

10 comentários:

  1. parabéns welida!
    muito bom seu blog.
    bjoo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!
    gostei muito do seu blog,
    só acho que vc precisa divulgar pq é um trabalho muito bonito!
    bjo

    ResponderExcluir
  3. bem vindo ao meu cantinho professor Vilmar! Obrigada, fico feliz em saber que o sr gostou. Pretendo divulgar sim, porem por fazer parte do meu TCC, quero desenvolve-lo melhor para depois divulgar. Valeu, abraço, bj... volte sempre.. rsrsrs.

    ResponderExcluir
  4. Leticia M. C. S. Fernandes... diz...

    Primeiro quero te parabenizar, por sua atitude de estudar esse tipo de problema que está afetando toda a nossa cidade.
    Em segundo lugar, quero falar que esse é um assunto preocupante e que só falar para a população, sobre o problema de entulho largado em terreno baldio não vai adiantar, pois, eles só vão tomar alguma providencia se alguém de sua familia for acometido pelos escorpiões! É claro que eu não quero que isso aconteca, mais infelizmente é assim: só tomamos alguma providencia, quando não há mais jeito, quando a desgraça acontece. Na minha opinião, deveria ser estipulado um prazo para as pessoas limparem seus quintais. E quando esse prazo vencer, deveria ser cobrada uma "senhora" multa.
    Acho que é melhor "doer" no bolso, do que perder um ente querido.
    Fiquei muito triste e indiguinada com as mortes daquelas duas Crianças. Água Limpa é uma cidade pequena, todo mundo conhece todo mundo. São todos amigos e as crianças crescem muito juntas, então todos sofrem com essas tragédias.

    ResponderExcluir
  5. Oi Letícia, seja bem vinda! Obrigada. Sua opinião é muito interessante. Infelizmente o que vc disse sobre as pessoas so tomarem providencia qndo a "desgraça" acontece é bem verdade. Qnto a sua opinião sobre multar os moradores de domicilios com entulhos, isso ja foi feito, porem não trouxe resultados totalmente eficientes como se esperava. Portanto o que se pode fazer é trabalhar promovendo a Educação para que assim as pessoas possam se concientizar do risco em facilitar a proliferação destes espécimes e que o importante e necessário não é torna-los extintos do nosso "ambiente" mas sim preservá-los visto que os mesmos desempenham um importante papel ecológico. Obrigada por expressar aqui sua opinião, seja bem vinda sempre... bjo.

    ResponderExcluir
  6. Escrevi sobre isso a algum tempo no meu Blog (www.marciopontocom.blogspot.com) e precisamos de uma divulgação maior para ver se a população e principalmente nossas autoridades tomem algum providência... sei que elas existem e devem ser tomadas... valeu!

    ResponderExcluir
  7. Olá Marcio, bem vindo! O que disse sobre as providencias que podem ser tomadas, é bem verdade. Mas creio que se as autoridades e a população trabalharem unidas seria a melhor forma de obter um controle da incedencia de escorpiões em nosso município... há muito a se fazer. Porém se somente as autoridades se comprometerem, de nada valerá pois é necessário concientização e comprometimento de ambas partes, trabalhando pelo bem comum. Cada um deve estar ciente de que manter os quintais sempre limpos é o mais viavel, criando assim um ambiente desfavorável a instalação e proliferação deste espécime. Ok?! Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Parabens mocinha , fico feliz por ver sua preocupação com o bem estar de seu municipio ...
    Importantissimo concientizar as pessoas sobre esse assunto , ja perdemos duas crianças lindas , e se não houver a colaboração de todos poderemos perder mais outras tantas .
    parabens msmo , bjim ♥

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Delia... fico feliz q tenha gostado... seja bem vinda... bjinhus...

    ResponderExcluir